O anel intraestromal consiste em segmentos de anel de material rígido e inerte, implantados na córnea com o objetivo de regularizar a sua superfície e diminuir a sua curvatura, melhorando a qualidade de visão.
Existem diferentes modelos do anel intraestromal. Há diferentes espessuras e diferentes comprimentos de arco e os segmentos a serem implantados são escolhidos com base nas características do ceratocone de cada paciente.
O anel é indicado para pacientes que não têm visão satisfatória com óculos e/ou lentes de contato ou que desenvolvem intolerância ao uso de lentes de contato.
Os segmentos de anel são implantados no estroma da córnea por meio da confecção de um túnel, que pode ser feito tanto manualmente, quanto por meio do laser de fentossegundo. O avanço da técnica com o laser de fentossegundo tornou a cirurgia mais segura e com resultados mais previsíveis.
A cirurgia é realizada no centro cirúrgico, com anestesia tópica (colírios) e o paciente tem alta no mesmo dia. O implante do anel intraestromal é um procedimento seguro, reversível e com excelentes resultados.