A miopia é um erro de refração que faz com que a imagem seja formada na frente da retina. Ela causa dificuldade para enxergar objetos de longe, podendo apresentar boa visão para perto. A miopia pode ser do tipo axial, em que o comprimento ântero-posterior do olho é maior do que o normal, globo ocular mais longo, ou pode ser miopia por alteração da curvatura da córnea e/ou cristalino, apresentando uma curvatura mais acentuada.
Os sintomas da miopia são: visão embaçada para longe, dores de cabeça, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor e lacrimejamento.
A miopia parece ser causada por fatores genéticos e ambientais, como baixa exposição à luz natural e esforço prolongado nas atividades de perto (leitura, computador, celulares etc.). Geralmente aparece por volta de 8-10 anos de idade, tende a evoluir na adolescência e a estabilizar na fase adulta. Entretanto, a evolução pode variar em cada pessoa.
O tratamento da miopia pode ser feito por meio de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa sempre com a indicação de um oftalmologista.