A retinopatia diabética (RD) é uma doença que acomete os microvasos da retina, região localizada mais posterior no olho, responsável pela formação da imagem que será transmitida para o cérebro. A RD ocorre devido ao descontrole da glicemia em diabéticos e está relacionado ao tempo de diagnóstico da diabetes. Quanto mais tempo de diabetes, maior a chance de ter retinopatia diabética.
Os olhos e os rins são órgãos alvos lesionados pela glicemia descontrolada, dessa forma, deve ser realizado acompanhamento periódico do fundo do olho para diagnóstico precoce dessas alterações. A RD pode ser classificada em inicial, moderada, avançada e proliferativa a partir de alterações visualizadas nesse exame.
A forma proliferativa é a forma mais grave, onde já se torna possível visualizar neovasos crescendo na retina, podendo levar a proliferações, trações e descolamento de retina. Os neovasos são frágeis e crescem ao longo da retina em direção ao vítreo, podendo romper e liberar sangue, provocando o que chamamos hemorragia vítrea com diminuição importante da visão de forma súbita.
Se você é portador de Diabetes, tipo I ou tipo II, procure o seu oftalmologista e realize o exame oftalmológico regularmente.